Você deseja uma equipe engajada com seus objetivos? - Josie Picanço

Liderar é uma tarefa por vezes desafiadora. Alguns acham que somente existem líderes natos, aquelas pessoas que conseguem com sua personalidade envolver as pessoas ao seu redor. Mas antes de liderar outras pessoas, a gente precisa primeiro desenvolver a liderança de nós mesmos, dos nossos próprios comportamentos.

A posição de líder, para ser bem desempenhada, exige autoconhecimento, além de ter um olhar de conhecimento do outro e de entender o impacto de nossas atitudes. As atitudes do líder refletem diretamente sobre sua equipe, que age como um reflexo da liderança.

E você, como tem sido a sua liderança? Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto.

Liderança e seus estilos

Nos últimos anos, as empresas têm se preocupado cada vez mais com o estilo de liderança que adotam. As consultorias, palestrantes e até mesmo cientistas sociais tem abordado muito esse tema e, entre todos os estilos, o que mais me chama atenção é a Liderança Inspiradora.

Esses são os estilos de líder que estamos acostumados a identificar:

Líder Técnico: é o tipo de líder em que as pessoas depositam grande confiança e segurança devido a seu um alto nível de conhecimento técnico e científico nos assuntos do dia a dia do trabalho. É o tipo de pessoa que sabe os caminhos para executar os processos e atingir metas e objetivos que foram planejados. Na hora dos momentos mais complicados, chame-o que ele resolve.

Líder Carismático: é o tipo de pessoa que consolida uma liderança no grupo por estar sempre colocando um semblante de alegria e bom humor nos demais membros da equipe, na hora certa, no lugar certo, nas pessoas certas, e por deixar o ambiente mais leve. Todos (ou quase todos) na empresa têm apreço por ele.

Pode ser um analista intermediário, um assistente ou qualquer outro cargo sem necessariamente ser da alta gestão da empresa. Este tipo de líder possui grande influência, mesmo que a empresa como um todo não perceba, mas ele traz um ambiente agradável que faz as pessoas trabalharem com mais entusiasmo e mais descontraídas, gerando assim resultados mais elevados.

Líder Motivador: é o tipo de líder que consegue estimular os colegas a seguir em frente na busca pelos resultados almejados pela empresa. Também pode ser qualquer pessoa da organização. Quando as coisas estão desandando, ele consegue atrair a atenção dos colegas e levar uma mensagem positiva e de confiança que o trabalho vai dar certo, mesmo em momentos tempestuosos.

Nunca deixa “a peteca cair” e isso é um fator muito importante em tempos de crise. Além disto, muitas vezes, consegue “achar uma brecha” e uma saída para os problemas, pois costuma ser muito perspicaz.

E voltando ao líder inspirador, hoje resolvi destacar esse estilo, que me interessa e me “inspira”. Eu assumi uma posição de liderança muito cedo, profissionalmente, mas voltando no tempo, percebo que isso vem muito mais de trás, desde os tempos de escola.

Ao longo da vida esse comportamento sofreu muitas evoluções. Além das minhas formações, sempre amei ler, fazer cursos voltados para gestão e desenvolvimento humano e continuo sempre me atualizando, buscando me aperfeiçoar sempre.

Essa base de conhecimento que adquiri foi fundamental para me ajudar a resolver muitas questões. Conversar com outras pessoas que têm as mesmas dificuldades ou os mesmos resultados, nos ajudam bastante.

Quais as características de uma Liderança Inspiradora?

O mundo cada vez mais precisa que aperfeiçoemos nosso comportamento, tanto na vida pessoal como no trabalho. As empresas precisam entregar os resultados a seus clientes e a forma de liderar as equipes, os colaboradores, fala muito sobre isso.

Inspirar requer energia extra, disponibilidade constante e a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Uma líder inspiradora precisa ter uma visão de futuro, precisa enxergar um propósito a ser atingido e, mais ainda, ter a empatia para perceber como esse propósito pode fazer sentido para as outras pessoas com quem convive e assim envolve-las as pessoas em seus sonhos e apontar caminhos para tal realização.

A energia que a liderança inspiradora precisa passar é fundamental. Ainda que as coisas não estejam tão bem como ela desejaria, isso não precisa ser um fator de bloqueio ou desânimo. Visualizar que as dificuldades existem mas são ultrapassáveis, faz parte do comportamento a ser compartilhado com a equipe.

Nessa liderança você é um exemplo a ser seguido, seus passos devem ser firmes. É importante ter um olhar profundo em relação ao outro, possuir a percepção de que cada liderado tem seu potencial e que pode ser desenvolvido.

A liderança inspiradora realiza por meio da equipe e se a equipe tem sucesso, isso sim, representa o sucesso do líder.

E você, quem é um líder inspirador em sua carreira? E com qual tipo de liderança você se identifica mais?

Apoio: