Como você lida com a Ansiedade ? - Josie Picanço

É muito comum ficarmos aflitas e angustiadas diante das mil atribuições que temos no dia a dia. Seja em casa ou no trabalho, acontece bastante de trabalharmos com a mente acelerada e o pensamento lá na frente. Mas acredite: deixar o futuro um pouco de lado e focar no agora trará resultados muito mais efetivos na sua vida.

Ah! Tenho que pegar os filhos na escola, pagar o IPVA, finalizar aquele relatório. Xiii… são tantas atribuições, quer seja planejando ou adiantando, muitas vezes a mente ansiosa não consegue concentrar-se em nada e acaba perdendo a produtividade ao querer tomar todas as providências, sempre pensando no amanhã.

Preocupar-se, como o próprio termo já diz, é ocupar-se previamente, antecipadamente. A preocupação toma tempo e não resolve. Sei que é muito difícil eliminarmos a preocupação de nossas vidas, mas podemos minimizar.

Quando ficamos pensando sobre as coisas do futuro repetidamente, perdemos o foco no que estamos fazendo, no agora e isso faz com que muitas vezes percamos a oportunidade de vivenciar as coisas boas que acontecem em cada momento.

Ficar focado no futuro nos traz ansiedade e atrapalha não só o gerenciamento da nossa própria vida, como também traz dificuldade de delegação desses afazeres para outras pessoas.

Mas como controlar a ansiedade e focar no que realmente importa?

Bem, cada um tem um jeito próprio para acalmar sua mente. Para uns, um chá de camomila resolve, para outros respirar fundo e contar até dez, outras pessoas buscam atividades físicas.

Em meu caso, uso várias pequenas atitudes no dia-a-dia que me ajudam a manter o foco. Entre elas, cito a criação de uma lista de pendências, para que eu saiba que as minhas responsabilidades estão ali guardadinhas e eu não vou esquecer. Também pratico atividades físicas e recentemente tenho iniciado práticas semelhantes à meditação.

Sempre que estou perdendo o foco, paro, respiro fundo e observo as sensações de meu corpo. Relembro para mim mesma qual o meu foco nesse momento e busco voltar a fazer. Se percebo em algum momento que estou me preocupando com algo que não posso tratar no momento, anoto na listinha e busco mudar meu pensamento para o que está acontecendo naquela hora ou então para alguma lembrança positiva que me transforme o humor. Penso no lado bom e nos aprendizados que aquela situação que me preocupa pode me trazer quando eu resolvê-la.

Utilizando essas técnicas que aprendi na minha formação em coaching e em diversos cursos que fiz, além de minha experiência pessoal, consigo controlar o impulso das distrações e dar um maior foco no presente. Desta forma, tomo decisões profissionais mais acertadas e ainda concilio melhor a rotina com meus familiares, dando a devida atenção para cada um.

Eu sei que controlar a ansiedade e conseguir um estado mental saudável não é uma tarefa fácil, mas quando você entra no agora não há espaço para fantasiar problemas e você melhora, e muito, os seus resultados na vida.

E como conseguir atingir esse patamar?

A gente já sabe que para conseguir mudar hábitos em nossa vida, quer sejam hábitos de atitudes, quer sejam de pensamentos, dependemos de um exercício diário, mas nada que a gente não possa assumir o compromisso de fazer!

São atitudes simples, que ao longo do tempo fazem toda a diferença. Quem se compromete a tirar pelo menos 10 minutinhos do seu dia para parar, focar em coisas positivas e meditar? O resultado você pode compartilhar aqui comigo nos comentários. Terei o maior prazer em conhecer a história de cada uma. Um grande beijo e até a próxima.

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